sábado, 11 de agosto de 2012

A Patada: O humor europeu de Asterix




53 anos de história. Talvez o quadrinho europeu de maior sucesso no mundo, rivalizando com As Aventuras de Tintim, o francês Asterix tem uma trajetória rica e brilhante apoiado no melhor que o humor europeu pode nos proporcionar.

Lançado em 1959 por Albert Urdezo (desenhos) e René Goscinny (argumentos) o quadrinho já vendeu até hoje mais de 350 milhões de cópias no mundo inteiro com um volume de até agora "apenas" 34 edições, sem contar especiais. O sucesso também foi parar em outras mídias: jogos, brinquedos, parques temáticos e assim como em filmes em animação e também com atores reais. Foram  oito filmes de animação, sendo o mais recente lançado em 2006 intitulado Asterix e Obelix e os Vikings. Já os com imagem real foram três até agora, sendo mais um previsto pra ser lançado em breve nos cinemas da França em outubro.

Essa transição para um público maior só deu certo pela boa sacada dos autores em aliar um humor afiado num conto histórico, remontando ao ano 50 antes de Cristo, no período em que o imperador romano Júlio César tentava expandir seus domínios sobre o velho mundo. Perceba aqui o apelo que esse título teve de forte como ferramenta de educação, não é a toa que hoje numa biblioteca não seja tão difícil encontrar esses quadrinhos dentro da escola. Amarrando ainda na trama, desenhos bem diagramados, limpos e detalhistas de cores vibrantes, o sucesso simplesmente virou consequência.

Mapa da Gália
O universo de Asterix é cheio de caricaturas. Quero dizer, há muitas alusões a elementos tanto da atualidade quanto de obras ficcionais da literatura e dos quadrinhos. Como por exemplo, em suas edições/álbuns, há claras inspirações de personagens de muitos atores de Hollywood, do Mickey Mouse, dos policiais de Tintim, Dupont e Dupond, além de Dom Quixote e Sancho Pança. Isso sem falar na excentricidade evidenciada pelos próprios personagens principais da série.

Asterix é o protagonista que tem como seu melhor amigo, o guloso Obelix. Seus nomes tem uma curiosidade, trata-se de um trocadilho com asterisco e obelisco, símbolos geralmente utilizados em notas de rodapé. Trocadilhos tais que em consequência se espalham por toda a série com os nomes de personagens de uma classe de povo terminados com o mesmo sufixo. Aliás, é o humor descompromissado que se destaca na série, os estilos de piadas e situações hilárias são bem recorrentes porém com a capacidade de nunca perder a graça, como por exemplo os piratas que só ao verem Asterix e Obelix fazem de tudo quanto é maluquice para escapar de uma surra. Outra característica humorística presente na série são as piadas em cima de fatos históricos. Assim você pode imaginar as coisas mais bizarras o que os autores argumentaram para explicar por exemplo o nariz quebrado da esfinge egípcia, a introdução do chá na Inglaterra, as pedras movidas pelo Obelix se tornarem as rochas de Carnac, além daquela clássica que envolvem Brutus e César da célebre frase "Até tu, Brutus!"

Asterix com certeza é um ícone da nona arte e representa muito bem a essência do estilo de fazer humor e fantasiar com aventuras incríveis tornando-se um entretenimento delicioso. Abaixo as edições que conseguimos coletar de vários sites, inclusive com um feito por nós há algum tempo mas que não tinha lançado aqui, a edição 33. Temos um outro quadrinho especial de comemoração de 50 anos de Asterix que foi feito pela nossa equipe, divulgado nesse post. Notem que alguns quadrinhos são de scans lançados em Portugal.

PS: Agradecimentos ao Garra das Trevas e ao blog parceiro Tralhas Varias pela complementação de links dessa postagem.


01 - Asterix, O Gaulês

02 - A Foice de Ouro

03 - Asterix e os Godos

04 - Asterix Gladiador

05 - Uma volta pela Gália com Asterix

06 - Asterix e Cleópatra

07 - O Combate dos Chefes

08 - Asterix entre os Bretões

09 - Asterix e os Normandos

10 - Asterix Legionário

11 - O Escudo Arverno

12 - Asterix nos Jogos Olímpicos

13 - Asterix e o Caldeirão

14 - Asterix na Hispânia

15 - A Cizânia

16 - Asterix entre os Helvéticos

17 - O Domínio dos Deuses

18 - Os Louros de César

19 - O Adivinho

20 - Asterix na Córsega

21 - O Presente de César

22 - A Grande Travessia

23 - Obelix e Companhia

24 - Asterix entre os Belgas

25 - O Grande Fosso

26 - A Odisséia de Asterix

27 - O Filho de Asterix

28 - As 1001 horas de Asterix

29 - A Rosa e o Gládio

30 - A Galera de Obelix

31 - Asterix e Latraviata

32 - Asterix e a Volta às Aulas

33 - O Dia em que o Céu Caiu

34 - Livro de Ouro

2 Pitacos
Pitacos

2 Pitacos:

Unknown disse...

Boas, já de certo conhecem...muitos dos albums não são da editora Record (em PT-BR), mas aqui fica me todo o caso algumas das versões em PT-PT:
http://tralhasvarias.blogspot.com/p/asterix.html

Abraços,
Gizmo

Anônimo disse...

No site dele tem o 16

Postar um comentário