segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Patada: A Turma do Combate

Uma máxima que até parece sermão de início de ano mas que é um assunto sério e de suma importância é a Dengue. Trata-se de uma doença infecciosa causada por um arbovírus, muito comum nas regiões tropicais do planeta, isso porque o principal proliferador do vírus é um mosquito (o Aedes Aegypti) que se desenvolve principalmente no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. A doença tem como principais sintomas a febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Sendo que existem outras formas bem mais graves da doença que podem levar até a morte.

É por essas razões que a Dengue deve ser combatida com grande dedicação principalmente no sentido da prevenção, que é a melhor arma para se lidar com ela. Concerteza você já deve estar ciente que a água parada é onde o mosquito se prolifera, e muito mais ainda, de que forma deve agir com possíveis fontes de foco, como os vasinhos das plantas, pneus, caixas d'agua, etc. Além disso, atenção redobrada para o lixo do dia-a-dia, nada de jogar lixo nas ruas ou em terrenos baldios. Sempre condicione-os em sacolas plásticas, preferencialmente coletados seletivamente, e certifique-se de que a prefeitura de sua cidade faça a recolha do lixo do seu bairro.

A importância do combate a Dengue se reforça ainda mais pela razão de que o número de casos da doença entre jovens e crianças têm aumentado substancialmente desde 2003, chegando a quase 25% de todos os casos. É um fato alarmante visto que crianças e idosos são os que mais sofrem com o vírus. 

Diante disso, louva-se a extensa campanha do Ministério da Saúde em torno da Dengue, chamando atenção inclusive nos pequeninos para esse problema. Nas escolas não é diferente, esse tema é recorrente e muito bem explorado. Usar a influência das crianças para o combate é uma tática louvável e que dá bons resultados para com os pais e familiares adultos. Esse é o objetivo da Turma do Combate, um grupo de crianças vestidos de Super-Heróis que vão à caça dos focos do mosquito, auxiliando a prevenção e dando o exemplo para os adultos. Além de passar o espírito da aventura, da imaginação e diversão que servem como um estímulo maior para ganhar a luta contra o mosquito transmissor.

Uma pena que a campanha se resume apenas à veinculação da propaganda na TV. Creio que seria mais valioso o Ministério da Saúde investir na Turma do Combate não apenas como algo utópico e estimulante, mas como uma ferramenta real de campanha com folders, cartazes, camisetas ao estilo super-herói, site personalizado, entre outras coisas que aguçam ainda mais a ideia. No final da propaganda o narrador convida as crianças a entrar para Turma do Combate e fica por isso mesmo. 

Fontes: Dengue.org e Ministério da Saúde. 



0 Pitacos
Pitacos

0 Pitacos:

Postar um comentário