Criadas pela dupla Kevin Eastman e Peter Lair em 1984, as tartarugas é sem duvida o grupo de animais mutantes mais bem sucedido, está presentes em todas as formas de mídias, de HQs a filmes. Sua origem foi inspirada no demolidor (o carinha cego da Marvel), pra falar a verdade o inicio das tartarugas chega a ser uma parodia de demolidor, existe muitas semelhanças o acidente com os produtos químicos, o nome do clã ninja inimigo deles são semelhantes os ninjas da Marvel se chamam Hand (traduzido como tentáculo mas seria mão) e o das tartarugas Foot (traduzido para pé), entre outras coisas bem similares...
A versão original feita pela Mirage em 1984 as 4 tartarugas depois de um acidente com produtos químicos são encontrados e criados por um rato que acaba se contaminando com os produtos químicos, eles sofrem as mutações. E Splinter, o rato, acaba batizando as 4 tartarugas com os nomes de 4 grandes artistas do renascimento : Rafael, Leonardo, Michelangelo e Donatello. Para representar o renascimento dos animalzinhos :\ .
Splinter |
Rafael |
Donatello: O mais inteligente das tartarugas. Usa bastão e a cor da bandana é roxo.
Rafael: A tartaruga mais cabeça quente . Usa sais como arma principal e a bandana dele é vermeha.
Casey Jones: Um justiceiro que usa uma máscara de hóquei para combater o crime, conheceu Rafael nessas empreitadas e acabou se tornando amigo dele e do restante das tartarugas. Também tem um caso um namoro ou sei lá o que com a April. Usa como armas bastão de baseboll e tacos de hóquei.
Leonardo |
Michelangelo |
Destruidor: Principal vilão das tartarugas, líder do clã do pé.
Fugitoide: É um robozinho com cérebro de um cientista, construiu uma maquina de teleporte.
Donatello |
Destruidor |
Shadow: Filha adotiva de Casey, chegou a ser treinada pelo Splinter. E quando criança Michelangelo era a baba dela :/
1ª edição na Mirage |
Tales of TMNT v2 começou em 2004 antes mesmo do fim do v3 (ou 4), sendo o segundo maior volume das tartarugas tendo 70 edições, saíram ao estilo do v1 sendo completadas por minis e oneshots, como as minis solos de cada tartaruga que saíram em 4 edições cada.
Também na mirage elas ganharam volumes de previa e adaptação dos filmes.
Tartarugas na Archie:
Tartarugas na Archie |
Tartarugas na Image:
As tartarugas em 1996 quando foi para image recebeu uma série que alguns classificam como o v3 , já que a cronologia não foi bem reiniciada com a mudança de editora, essa serie ganhou 23 edições, ganhou uma fã edição #24. Na image as tartarugas foram também aproveitadas em crossovers com outros personagens da image como o Savage Dragon e eventos como marte ataca image. Também teve uma mini chamada Bodycount que deve ter sido a coisa mais brutal que fizeram com as tartarugas bastante violenta e bem exagerada chegando a ser tosca.
Tartarugas na DW:
A passagem duvidosa pela Image |
Tartarugas na IDW:
Atual editora das tartarugas. Aqui acontece um reboot, a origem é modificada e a HQ fica colorida. Personagens novos como Capiroto é adicionado. E a editora já vem publicando oneshots individuais para cada personagem como a mirage fez, e já tem planos de incluir as tartarugas naqueles eventos que ninguém entende da editora IDW.
Tartarugas em outras mídias:
Nos desenhos as tartarugas são conhecidas por duas series animadas a primeira de 1987 já foi considerada uma das animações mais longas, ela ficou no ar por 9 anos. Eram cômicas e iniciou a versão das tartarugas com bandanas coloridas. Serviu de inspiração para os quadrinhos da archie. Em 2003 apareceu um novo desenho produzido pela mirage studios e exibido na Fox. Nesse desenho as tartarugas tinha um porte maior eram mais musculosas. Ambas séries foram bem aceitas pelos fãs (ou maioria).
Nos videogames são bem conhecidas e aclamadas pelos jogos do NES e SNES , uma trilogia feita pela konami, no estilinho vendetta meio luta, com opção de cooperação, ao maior estilo dos antigos jogos árcade. A konami nos anos 2000 tentaram fazer um remake, tentaram fazer um jogo parecido com anteriores mas em 3D, não teve muito sucesso o jogos ficaram fáceis e enjoativos. E a ubisoft foi responsável pela adaptação do filme das tartarugas o retorno, fizeram um jogo com jogabilidade parecida com Prince of pérsia, divertidinho mas fácil e sem desafio. A ubisoft também fez um jogo de luta 3D usando elementos principalmente do filme tartarugas ninja o retorno. E recentemente saiu noticias falando que a produtora dos jogos recentes do Batman estavam interessados em fazer um jogo com as tartarugas similar aos do Batman.
Ganhou também um seriado em 1997, bem semelhante aos Power rangers, mas que chamou mais atenção era uma tartaruga nova, Venus.
As tartarugas também garantiu presença nas telonas com 4 filmes sendo o ultimo sem animação, seguiram a idéia das versões animada. Os filmes não são muito bons mas as tartarugas pelo menos são carismáticas neles ;\ .
As tartarugas também garantiu presença nas telonas com 4 filmes sendo o ultimo sem animação, seguiram a idéia das versões animada. Os filmes não são muito bons mas as tartarugas pelo menos são carismáticas neles ;\ .