domingo, 9 de setembro de 2012

A Patada: As Aventuras de Tintim

Atualização: Olá pessoal, recebi alguns links novos desses quadrinhos pelos comentários aqui embaixo e decidi republicar esse post com essa atualização fantástica. São os quadrinhos: O segredo do Licorne, O Tesouro de Rackham o Terrível, As 7 Bolas de Cristal, O Templo do Sol, Perdidos no Mar e Vôo 714 para Sydney. As scans estão em excelente qualidade, agradecemos mais uma vez o nosso leitor anônimo por essa contribuição. Saudações Batutas!


É difícil não se render ao atraente clichê de fazer um post como este num momento tão propício. A estreia de As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne nos cinemas brasileiros próximo dia 20 já me fazia pensar em falar um pouco aqui sobre os quadrinhos desse personagem clássico surgido no nobre berço da nona arte européia. Apesar do clima estar notavelmente concertante para ele, eu ainda me mantinha receoso a escrever um pouco sobre  Tintim e sua representação dos quadrinhos de tal forma a fazer ao menos uma homenagem humilde a esse rico título em quadrinhos.

Confesso que não me lembro muito de seu desenho animado, que em meados da década de 1990 foi transmitido por aqui (ressalvo outros momentos mais recentes das quais possam existir, mas isento de meu conhecimento prévio). Entretanto, o personagem nos quadrinhos tive o prazer de conhecer de maneira mais cativa, em algum desses últimos anos, com o advento dos blogs de scans e seus colaboradores. 

Capitão Haddock

Tintim é um jovem repórter investigativo que tem uma particular qualidade de estar sempre no momento certo de cair ou embarcar em alguma aventura cheia de mistérios, fantasia, espionagem e grandes vilões ao redor do Mundo. Acompanhado pelo seu fiel parceiro cachorrinho de estimação Milu e com a presença de coadjuvantes caricatos como o Capitão Haddock e os atrapalhados agentes de polícia Dupond e Dupont, Tintim soma todas as qualidades possíveis para se envolver em tramas com boas doses de diversão, ação e humor.


Dupond e Dupont
Tendo aparecido pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929 (83 anos bem vividos), Tintim foi criado pelo escritor belga Georges Prosper Remi, também conhecido como Hergé. Homem que seria pioneiro do estilo de desenho ligne claire, onde retratava com traços claros, coerentes, acompanhados de cores fortes e pungentes as façanhas do topetudo Tintim. Mas que também seria um homem envolto de algumas polêmicas e acusações à sua obra. Tendo passado pela Segunda Guerra Mundial onde a Bélgica viveu sob domínio de Hitler, Hergé conseguiu continuar publicando seus quadrinhos num jornal de licença nazista. O que provocou mais adiante, acusações sobre sua subserviência à ditadura alemã, embora sua obra fosse totalmente isenta de referências à situação política da época.

Com 24 álbuns lançados, de 1930 a 1983, sendo o último incompleto dado falecimento de Hergé (mas completado posteriormente por outro autor) , As Aventuras de Tintim conquistou fãs assíduos, muita popularidade e alcançou outras mídias, como o cinema e a TV, e muito desse sucesso se deve ao fascínio de histórias e imagens que somente os quadrinhos podem proporcionar. A mim cabe a torcida para que o aventureiro Tintim saia novamente desbravando o mundo em aventuras inéditas, é claro, na arte dos quadrinhos. Será que temos autores à altura?

Para conhecer mais sobre o Tintim recomendo a vocês uma visita no ótimo site totalmente dedicado a ele, Tintim por Tintim. Também recomendo a você conferir a partir do próximo dia 20 no cinema, o mais novo longa-metragem do personagem, tive o prazer de assistir e está maravilhoso, bem fiel à HQ e empolgante. Abaixo alguns scans disponíveis em português dos quadrinhos de Tintim retirados de nossos blogs parceiros Tralhas Varias e Scankarado (os que contém links serão destacados ao passar o cursor do mouse)



01 - Tintim no País dos Sovietes

02 - Tintim no Congo

03 - Tintim na América

04 - Os Charutos do Faraó

05 - O Lótus Azul

06 - A Orelha Quebrada

07 - A Ilha Negra

08 - O Cetro de Ottokar

09 - Caranguejo das Tenazes de Ouro

10 - A Estrela Misteriosa

11 - O Segredo do Licorne

12 - O Tesouro de Rackham o Terrível

13 - As Sete Bolas de Cristal

14 - O Templo do Sol

15 - Tintim no País do Ouro Negro

16 - Rumo à Lua

17 - Explorando a Lua

18 - O Caso Girassol

19 - Carvão no Porão/Perdidos no Mar

20 - Tintim no Tibete

21 - As Jóias da Castafiore

22 - Voo 714 para Sydney

23 - Tintim e os Pícaros

24 - Tintim e a Alfa-Arte


6 Pitacos
Pitacos

6 Pitacos:

Kural Kingdom disse...

Para tudo...
Preciso de encontrar uma nova lanhouse para baixar todas estas revistas.
:P

Jorge disse...

Excelente matéria! Tenho quase todos os originais da época da Editora Flamboyant publicados nos 60s, e depois da Record nos 70s. Exceto por 2 títulos, só havia encontrado até agora scans em inglês, obrigado pelos links em ptbr! []s

Kural Kingdom disse...

Os Batutinhas prezam pela satisfação dos seus leitores.

emissi disse...

:D

Anônimo disse...

alguns:
http://www.mediafire.com/?ac1jg0s2dsuskfo
http://www.mediafire.com/?cly52t5567yiwo4
http://www.mediafire.com/?4fw3gi3mva7w7h0
http://www.mediafire.com/?lc92zy3cwsdlaxx
http://www.mediafire.com/?9q9wmp6sbb7wfaj
http://www.mediafire.com/?diai3oez4xbk3wx

emissi disse...

UOW! Muitíssimo obrigado por compartilhar anônimo... Essas scans estão em ótima qualidade! SHOW.

Postar um comentário