domingo, 2 de dezembro de 2018

As Aventuras de uma Super-Heroína (2013)

O que te torna um super-herói? Ter um passado trágico? Um uniforme com símbolo bem definido? Um arqui-inimigo? A Super-Heroína tem uma coisa ou duas pra te dizer a respeito disso, e pode ter certeza que nenhum dos requisitos acima é relevante!

Faith Erin Ricks lançou esse petardo em 2013, mostrando através de tirinhas as aventuras diárias de uma Super-Heroína (sim, esse é o codinome dela!). Mas Fábio, o que difere essa revista de qualquer outra do gênero de super-heróis? Eis a sacada de mestre:

Faith habilmente relata fatos do nosso dia-a-dia: dificuldades financeiras, a busca por um emprego, uma rejeição amorosa, os entraves de uma eventual gripe ou resfriado, o recebimento de críticas enquanto você está tentando dar o seu melhor (e como lidar com isso), sentir-se deslocado em festas e ambientes de interação social. Tudo isso embrulhado na temática super-heroica e com toques de humor para conquistar a atenção do leitor e potencializar sua identificação com a protagonista da história e os elementos à sua volta.

Como se não bastasse todos os acertos descritos acima, as inúmeras referências e homenagens ao próprio gênero são a cereja do bolo. Ah, cara, as referências! Não à toa, a revista ganhou o Eisner de Melhor Publicação Infantil (8-12 anos). Merecidíssmo, diga-se de passagem.

Me diverti muito traduzindo essa revista, e quero agradecer imensamente ao Hefesto por ter disposto de tanto tempo e dedicação para revisar e diagramar tudo da melhor forma possível. Posso afirmar com tranquilidade: foi uma experiência marcante, e com certeza uma das HQs com maior impacto que li até hoje.

Em resumo: não se deixe enganar pelos traços infantilizados e a proposta simples, As Aventuras de uma Super-Heroína traz inúmeros questionamentos da vida adulta. Uma grata surpresa no ramo das publicações infantis.

Sem mais delongas, a tão falada Super-Heroína!


Tradutor: fabio_br
Diagramador: Hefesto de Campos

1 Pitacos
Pitacos

1 Pitacos:

Rachel Berry disse...

Essa hq é perfeita. Muito obrigada.

Postar um comentário